quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Hora Zero: O desastre de Chernobyl

          Apesar de sua descoberta por volta de 1986, radioatividade ainda é um assunto bastante polêmico, principalmente quando se fala em implantação de usinas nucleares. Há quem acredite no grande desenvolvimento econômico que ela proporciona e há, também, quem resuma tudo a explosões e acidentes quase que incontroláveis.
          Depois do debate e do documentário que assistimos, coonvido-lhe a postar, através de comentários, sua opinião sobre o assunto.

Imagem: http://www.linkz-up.com/2012/06/hora-zero-o-desastre-de-chernobyl.html 

32 comentários:

  1. O desastre de Chernobyl aconteceu por conta de um erro em um dos reatores e por um erro de um dos engenheiros que os operavam. O desastre de Chernobyl nos faz pensar no quanto a radioatividade pode ser boa ou ruim ,pois ela nos ajuda muito em nosso cotidiano, mesmo sem ser percebida, mas ela as vezes pode ser imprevisível , por conta de não sabermos quando nos pode ocorrer um acidente como este .

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O Desastre de Chernobyl trouce muitas pessoas a falecerem contaminadas e fez crescer preocupações sobre a segurança das indústrias nucleares. Em alguns pontos ela é boa e outros ela é ruim pois ela é imprevisível não sabemos quando nos pode ocorrer um acidente como este.

    ResponderExcluir
  4. O pior acidente nuclear se deu no dia 26 de abril de 1986, na Usina Nuclear Chernobil, na Ucrânia.O acidente ocorreu durante experimentos com os sistemas da usina. Para realizar testes com o reator, o sistema automático de segurança foi desligado. Como o reator foi operado a potência muito abaixo do limite inferior por período muito longo, houve um superaquecimento. O reator do modelo existente em Chernobyl, que utiliza grafite como moderador dos nêutrons, pode-se tornar rapidamente muito instável, o que ocorreu. Quando os operadores da sala de controle resolveram desligá-lo, não foi mais possível, pois a potência do reator cresceu, ao invés de decrescer. A reação em cadeia cessou imediatamente, mas o aquecimento provocou uma explosão de vapor e gases

    ResponderExcluir
  5. O acidente Chernobyl aconteceu na Ucrânia, no ano de 1986. Na noite do dia 26 de Abril, os engenheiros estavam fazendo um teste com o reator4. Por conta deste teste, os responsáveis tiveram que quebrar várias regras, foi por conta disso que aconteceu uma enorme tragédia no leste europeu.
    A radioatividade pode ser benéfica, ela nos ajuda em muitas coisas importantes, mas ela pode também causar acidentes. Ela é benéfica e maléfica ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  6. O desastre de chernoby! aconteceu por causa do emgenheiro chefe , que queira fazer o teste no reator 4, mesmo sabendo dos riscos, a pressão do reator estava grande, eles não sabiam de nada, a pressão jogou uma tampa de 500 toneladas quando explodiu , eles não morreram masi respiraram a poeira radioativa, afetando suas vidas para sempre.
    com isso podemos pensar que a radioatividade é ruim , mas isso ocorreu apenas porque eles não trabalharam com as normas de segurança, mas a radioatividade é boa ou ruim depende de como é usada.

    ResponderExcluir
  7. No ano de 1986, os operadores da usina nuclear de Chernobyl, realizaram um experimento com o reator 4. A intenção inicial era observar o comportamento do reator nuclear quando utilizado com baixos níveis de energia. Para que o teste fosse possível, os responsáveis pela unidade teriam que quebrar uma série de regras. Os funcionários interromperam o sistema hidráulico que controlava as temperaturas do reator. Assim aconteceu uma enorme catástrofe.
    A radioatividade é maléfica como nesse acidente, mas ela pertambém é boa e pode nós ajudar, como tirar um raio-x.

    ResponderExcluir
  8. No dia 26 de abril de 1986 à 01:23 da madrugada o mundo estava a segundos de seu pior acidente nuclear. O reator 4 da estação nuclear de Chenobyl explodiu. O desastre nuclear de Chenobyl trouxe mortes e doenças e levantou a questão nuclear dentro da união soviética o trauma de Chenobyl foi tamanho que muitos o vê como o primeiro passo para a queda do regime comunista. O futuro do reatore do mundo estava nas mãos de 3 homens: Leonito de 26 anos é o engenheiro de controle, seu trabalho é controlar a energia do reator, Alexander é o supervisor de turno e é o capitão do navio, Anatori é um dos principais engenheiros da união soviética.

    ResponderExcluir
  9. O desastre de Chernobyl foi uma grande tragédia ocorrida em 26 de abril de 1986 que causou uma grande explosão no reator 4 , devido ter sérios erros de operação como também o sistema apresentava-se na época incompleto e foi justamente nessa noite que os engenheiros tiveram que fazer o teste e com isso quebraram várias regras e assim deu origem a explosão.Com isso é certo dizer que a Radiação é tanto benéfica quanto maléfica é boa em relação á saúde e ruim por ser causadora de acidentes que é comum levar á morte.
    - Vanessa.

    ResponderExcluir
  10. Em 26 de abril de 1986, ocorreu na Ucrânia o pior acidente nuclear da história. Causado por falha humana, o acidente aconteceu por problemas em hastes de controle do reator que foram mal projetadas e por erros no manuseio da máquina. Dentre as conseqüências do acidente cita se a poeira radioativa que tomou conta do local e a contaminação dos seres viventes da região.

    ResponderExcluir
  11. Em 26 de abril de 1986 na usina nuclear de chernobil na Ucrânia o pior acidente fazendo uma nuvem de radioatividade até a união soviética entre outros países aconteceu um grave erro nos reatores por um dos operários as crianças se desesperaram porque a radiotividade dava varias doenças mais a comun era a leocemia nas crianças.

    ResponderExcluir
  12. O acidente de Chernobyl aconteceu porque o engenheiro chefe mandou eles realizarem o teste quando a potência caiu muito, os engenheiros não iam com aquela ideia, mas como o engenheiro chefe mandou, eles tinham que aceitar aquilo. Eles fizeram o teste, mas aconteceu o que ninguém esperava acontecer, o reator 4 explodiu, causando mortes, e problemas graves a saúde. Várias crianças aderiram leucemia... Então, podemos dizer que, a radioatividade é um tanto maléfica por causar danos assim, mas ela pode ser benéfica ao tanto de prevenir o câncer entre outras doenças... - Isabel Osterno!

    ResponderExcluir
  13. Na noite do desastre houve uma discussão entre dois engenheiros, as 00:31 a suspeita de explodir o reator 4, e ficou serio. Mas o engenheiro supervisor não respeitou as regras de energia que deveria estar em 1700, mais na hora estava em 500, ele não se preocupou com isso e sim com a aguá que estava sendo usada.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Uma pequena equipe de operadores, conforme os criterios do país eles eram considerados competentes, mas por teimosia eles conseguiram realizar testes que tinha solicitado, eles foram contra 6 normas de segurança e provocaram o acidente mais trágico e famoso do mundo o Chernobyl, que foi um acidente nuclear, que aconteceu no norte de Ucrânia, em uma usina na cidade de Chernobyl. O reator da usina explodiu e liberou uma imensa nuvem radioativa, causando mortes, e problemas graves, atingindo pessoas, animais e outros, contaminando uma vasta extensao, 5 milhões de hectares de terras foram inutilizados. Até hoje a regiao usina não é muito habitada, e ainda há radiação pelo local. O reator da que explodiu era rico em césio, um dos elemento químicos utilizado para fins radioativos. Enfim, podemos afirmar que a radioatividade o que tem de maléfica tem de benéfica, chega até ao ponto de evitar o câncer e outros danos a saúde..

    ResponderExcluir
  16. O acidente de Chernobyl aconteceu porque o engenheiro chefe mandou eles realizarem o teste quando a potência caiu muito, os engenheiros não iam com aquela ideia, mas como o engenheiro chefe mandou, eles tinham que aceitar aquilo. Eles fizeram o teste, mas aconteceu o que ninguém esperava acontecer, o reator 4 explodiu, causando mortes, e problemas graves a saúde. Várias crianças aderiram leucemia... Então, podemos dizer que, a radioatividade é um tanto maléfica por causar danos assim, mas ela pode ser benéfica ao tanto de prevenir o câncer entre outras doenças... - saulo vasconcelos

    ResponderExcluir
  17. Alguns acidentes que ocorre nas usinas nucleares coma a de Chernobyl e Hiroshima, deram uma ideia de que esse tipo de energia seria muito perigosa. A radiação, se utilizada de forma correta, pode salvar e facilitar vidas. O caso do acidente de Chernobyl trata-se de uma imprudência da parte do engenheiro-chefe que permitiu a realização daqueles testes com a temperatura abaixo do permitido e pouca água. Essa falta de responsabilidade mudou o destino de muitas pessoas e da própria cidade, deixando uma má impressão daquela energia que a poucos anos fora descoberta. - Ana Ilma

    ResponderExcluir
  18. O desastre ocorreu por teimosia, e por isso várias pessoas consideram a radioatividade maléfica, mas ela também é benéfica por como ela pode causar muitas doenças ela também pode evitar. E o desastre fez com que a cidade ficasse completamente desabitado, pois ha muita radiação por lá

    ResponderExcluir
  19. O desastre de Chernobyl ocorreu na Ucrânia em 26 de Abril de 1986. Este e um exemplo de como a radioatividade pode ser perigosa para o ser humano. Infelizmente esse acidente foi o maior da história e com isso desencadeou muitas mortes. Por causa desse desastre as pessoas só pensam que a radioatividade é maléfica, mas isso não é verdade. Também serve para várias coisas como: energia, desinfetar alimentos, dentre outras.

    ResponderExcluir
  20. O desastre da usina nuclear de Chernobyl foi apenas uma falha dos caras lá que não tinham conhecimento sobre maquinas e ai em vez de botaram a temperatura exatamente certa, eles botaram errado e aí a radioatividade aumentou e aí todo mundo morreu, só alguns sobreviveram.

    ResponderExcluir
  21. O acidente fez crescer preocupações sobre a segurança da indústria nuclear soviética, diminuindo sua expansão por muitos anos, e forçando o governo soviético a ser menos secreto. Os agora separados países de Rússia, Ucrânia e Bielorrússia têm suportado um contínuo e substancial custo de descontaminação e cuidados de saúde devidos ao acidente de Chernobil. É difícil dizer com precisão o número de mortos causados pelos eventos de Chernobil, devido às mortes esperadas por câncer, que ainda não ocorreram e são difíceis de atribuir especificamente ao acidente. Um relatório da Organização das Nações Unidas de 2005 atribuiu 56 mortes até aquela data – 47 trabalhadores acidentados e nove crianças com câncer da tireóide – e estimou que cerca de 4000 pessoas morrerão de doenças relacionadas com o acidente.[2] O Greenpeace, entre outros, contesta as conclusões do estudo.klayver moreno 8 ano

    ResponderExcluir
  22. as pessoas acham que a radioatividade é só maléfica porém estão enganadas pois também pode evitar.

    ResponderExcluir
  23. Hora Zero
    Na minha opinião o quepôde-se constatar sobre a explosão do reator na indústria de Chernobyl foi de uma certa forma proposital e acidental. Proposital devido a insistência de fazerem a revisão do reator mesmo com o baixo nível de potência usando 200mW,sendo o permitido de 700mW a 1000mW. E acidental, pois não conheciam a intensidade e a tecnologia que estava-se trabalhando

    ResponderExcluir
  24. A radioatividade tem as suas vantagens e também as suas desvantagens. Na minha opinião aconteceu a explosão da bomba de Chernobyl devido ao reator número 4 que estava com a baixa potência de nível indicado(700mW a 1000mW).

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. O desastre ocorrido, faz com que agente pense que a radioatividade seja ruim, mas além de suas desvantagens ela apresenta suas vantagens, tanto ela pode causar como evitar doenças.

    ResponderExcluir
  27. Na minha opinião o desastre de Chernoby ocorreu por um erro fatal do mestre da operação de ao testar o reator número 4, ordenou que ele fosse operado em um nível abaixo da potência minima indicada que era de 700mW,o que acaretou com que o reator explodisse

    ResponderExcluir
  28. a minha opinião é que o acidente do reator numero 4 em chernoby ocorreu por uma irresponsabilidade do mestre da operação, pois ele ordenou q o teste ocorreçe com a potencia de 200mw e o minimo indicado é de 700mw. e foi essa irresponsabilidade que fez com q o reator numero 4 explodice no dia 26 de abril ás 01:23 da madrugada.

    ResponderExcluir
  29. E minha opinião há varias vantagens e desvantagens na radioatividade.Como desvantagem podem ocorrer desastres com varias mortes e sequelas como aconteceu em chernobyl.Mas este problema foi causado pela irresponsabilidade de Anatoly Dyatlov que cometeu uma irregularidade ao realizar um teste no setor 4,não só por isso mas também por irregularidades no prédio.Então este desastre foi proposital e acidental,pois Anatoly sabia que estava cometendo um erro mas não imaginava que poderia acontecer tal desastre.-Micaelly Alencar

    ResponderExcluir
  30. Eu acho o que pôde-se constatar sobre a explosão do reator na indústria de Chernobyl foi proposital e acidental porque o engenheiro chefe queria fazer o teste com agua e potencia abaixo do permitido

    ResponderExcluir
  31. eu acho que em Chernobyl aconteceu um acidente no setor 4 por causa de irresponsabilidade do engenheiro chefe que fez o teste mesmo com pouco calor e pouca água,mundando o destino de varias pessoas,mas mesmo assim acho que a radiotividade é boa mas tanbem pode ser usada para o mal como bonbas mas tanbem tem o lado bom como o calor que ela da a terra,usinas,raio x e curas de doenças-Gabriel neves dutra,(:

    ResponderExcluir
  32. Eu acho o que pôde-se constatar sobre a explosão do reator 4 na indústria de Chernobyl foi proposital e acidental porque o engenheiro chefe Kovalenko queria fazer o teste com água e potencia abaixo do nível permitido.

    ResponderExcluir