domingo, 29 de abril de 2012

Termoquímica e o calor envolvido nas reações

Constantemente ocorrem reações em nossa volta. Algumas perceptíveis e outras não. A termoquímica é o ramo da Química responsável pelo estudo do calor envolvido nas reações. Acesse o AVA, clicando na imagem, e confira!!!



Sigma pi - Partícula nova



       Essa é mais uma ferramenta interessante que colabora para um maior interesse em Química, disciplina fascinante, mas, que tem sido interpretada como algo tedioso (por seus cálculos, fórmulas e regras)
         Cliquem na imagem e confiram!!!



domingo, 22 de abril de 2012

Show atômico - Mais uma dica Interessante

SHOW ATÔMICO



Essa é para quem tem interesse em saber um pouco mais sobre a evolução dos modelos atômicos e a importância de cada modelo para evolução dos estudos em Química e, também, Física.
Acesse o link abaixo e divirta-se com o Tominho.

Link --> Show Atômico

LabVirt e o estudo das misturas e suas separações

Abaixo, disponibilizo dois links de acesso que lhe ajudará a conhecer os tipos de misturas, identificar mistura homogênea, mistura heterogênea, saber como fazer a separação de misturas.
Lembre-se que Internet é algo mais do que apenas redes sociais. Utilize seus recursos para trilhar sua carreira estudantil. Clique nas imagens e aprenda b
rincando.

Bom Divertimento!!!


link 01


link 02

Uma ferramenta a mais

Não é mais novidade que a tecnologia cada vez se faz mais presente em nossas vidas, e numa escola o processo não poderia ser diferente. Sugatra Mitra, professor da Universidade de Newcastle diz, em outras palavras, que o computador poderá sim substituir um professor, mas só se esse profissional da educação se deixar permitir. Isso nos remete a pensar sobre a importância de ver nas Tecnologias uma aliada forte no processo de ensino, e não, uma vilã. Lembro-me de todas as minhas transparências perdidas para dar lugar a multimídias, lousas digitais e AVAS das mais diferentes formas.

E sobre AVA, quero destacar nesse momento um sistema que tem servido bastante em minhas aulas no turno e contra turno. Trata-se do FTD Sistema de Ensino, que colabora para um processo de aprendizagem mais fácil além de fazer com que nossos jovens passem a ver esse meio como algo bem mais do que Orkut, facebook, msn ou outras redes sociais.


Técnicas de Titulação

Titulação (ou Volumetria) é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, usado para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão).

Trata-se de uma Técnica bastante importante, mas que, por ausência de laboratórios, acabam passando despercebida. Para minimizar esse problema podemos contar com laboratórios virtuais. Exemplo disso está na ferramenta específica no LabVirt. Acessem e confiram!!!