domingo, 22 de março de 2015

QUANDO CAFÉ + ÁGUA NÃO SE MISTURAM

Promessa é dívida. 

    Encontrei na internet o vídeo do experimento que iria produzir, o que facilitou o meu trabalho. Então, aos alunos do 8ºano do IIC, eis o vídeo.


Método Científico

CONVERSANDO COM O ALUNO


CONVERSANDO COM O PROFESSOR




CÁLCULO DE CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES / 2º ano_CNEC

     Examinando minha prática docente, percebo que uma das atividades que atrapalham essa "difícil arte de facilitar a construção do conhecimento" está na dificuldade que nossos alunos apresentam em associar a Química do livro, àquela que eles presenciam a cada instante em situações corriqueiras do dia a dia.  
     Exemplo disso pôde ser comprovado quando perguntei aos alunos como se calculava a concentração das soluções com base na fórmula C= m(soluto)/V(solução), e, apenas, poucos foram capazes de arriscarem uma resposta. Já na simples prática de se preparar um suco, percebi que todos tinham "a resposta". 
     A prática consistiu em:
  • formar duas duplas com os alunos para a produção de sucos, separadamente;
  • entregar a cada dupla saquinhos contendo açúcar e suco;
  • entregar jarra com água e dar um tempo a cada dupla para produzirem suco com base em seus conceitos sobre quantidades exatas de suco, açúcar e água;
  • convidar alunos para experimentarem os sucos e fazerem comparações.
     Segundo os alunos um estava forte e outro estava fraco. Sugeriram que o problema foi no acréscimo da água/ por quantidade de suco em pó.
     Com essa simples atividade foi possível introduzir o conceito sobre cálculos de soluções associando teoria à prática do dia a dia.

Confiram as fotos:











domingo, 15 de março de 2015

TABELA PERIÓDICA

Ótima dica para quem quer iniciar os estudos sobre Tabela Peródica

https://www.youtube.com/watch?v=VSmhJHT9pfw