domingo, 31 de maio de 2015

ALUNOS DO IIC VISITAM COLÉGIO SÃO FRANCISCO, EM CRUZ, COMO FORMA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A PRÁTICA DE FEIRAS DE CIÊNCIAS

     O ensino, embora muitas críticas, tem passado por várias transformações. Alguns professores é que insistem na velha postura tradicional (quase que a de um ditador). Sabe-se que o papel do professor, hoje, em meio a tudo isso, é o de "facilitar" o processo de ensino aprendizagem.
     Muitas atividades nos levam a crer que essa arte de ensinar é bem mais fácil de ser relatada do que praticada. Difícil, porém, possível.
     Com planejamento e dedicação conseguimos proporcionar a construção do conhecimentos pelos alunos. Um exemplo disso está nas feiras de ciências que, segundo o site http://www.cnpq.br/web/guest/sobre:

possibilitam um diagnóstico sobre como vem se desenvolvendo o ensino-aprendizagem nos diversos locais do país, de forma a permitir uma intervenção mais adequada que vise o estabelecimento de uma interlocução entre alunos, professores, pais e gestores e a melhoria das condições gerais de ensino.

     A atividade consistiu na visita dos alunos do IIC ao colégio São Francisco, em Cruz, a 18 km de Bela Cruz. O objetivo era estimular, os alunos visitados, à prática de trabalhos científicos. Essa sensibilização aconteceu através da apresentação dos trabalhos científicos realizados no colégio IIC, em 2014, no projeto abalo químico.
     Um trabalho de parceria entre as escolas EF São Francisco da cidade de Cruz - CE e o Instituto imaculada Conceição, Bela Cruz - CE, que comprova a importância de se somar forças quando o objetivo é um só.









































POLÍMEROS E O MEIO AMBIENTE

http://www.mundoeducacao.com/quimica/polimeros-.htm
       Diante de tanto descaso e de tanto consumismo gerando toneladas de lixo não biodegradáveis, diariamente, é sempre bom conhecer o trabalho de pessoas que se preocupam com o meio ambiente.
       Em maio, a turma do 3ºano do IIC e eu tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho de confecção de eletrodutos e mangueiras a partir de material reciclado. Mas esse relato será apresentado por eles, através de seus comentários.

REGISTRO EM FOTOS